Procedimentos, técnicas, responsabilidades, controles, ações e relatórios”. Sob a perspectiva da nova instrução normativa nº 05/2017-SEGES/MPDG.
Datas e Locais:
No momento oportuno teremos novidades !
Carga Horária : 16hrs.aula
Apresentação e Objetivo:
Apresentação:
Qualquer processo de contratação na administração pública deve observar a realização de 3 fases, que, embora sejam distintas e perfeitamente definidas, se interligam para obtenção de um resultado final único e fundamental, que é o sucesso do objeto a ser contratado, em termos de qualidade, economicidade e eficiência. Temos, então, as fases de planejamento, de seleção do fornecedor e de execução contratual.
O momento mais importante de todo o processo de contratação na Administração Pública é a fase de planejamento. É o momento em que a Administração identifica suas necessidades, define a solução mais adequada para resolvê-las e prepara toda a documentação para a realização da futura licitação. De todos esses documentos, o Termo de Referência é o mais importante, pois é através do mesmo que a Administração comunica ao mercado o que deseja e como deseja, definindo as características do objeto, os prazos para execução, a forma de pagamento e todas as demais condições indispensáveis para a elaboração das propostas.
Diversas são as disposições legais e jurisprudenciais que devem ser obrigatoriamente atendidas pelo Termo de Referência ou pelo Projeto Básico, conforme o caso, de forma a estabelecer regras claras e objetivas que, sendo compatíveis com o mercado, acabem por conduzir à contratação mais vantajosa para a Administração.
A fase de execução contratual sucede a seleção do fornecedor. É o momento em que a administração deverá receber o objeto que foi licitado e contratado, tudo de acordo com o que foi planejado. Nesta fase, é indispensável a boa e eficiente fiscalização das obrigações contratuais por parte do contratado, tendo em vista não só as necessidades da administração, como também a possibilidade de sua responsabilização por alguns desses encargos.
O presente Curso vai responder todas as dúvidas rotineiras na administração pública em relação à elaboração do termo de referência/projeto básico e em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, com fundamento nas normas constantes do ordenamento jurídico vigente e na mais recente jurisprudência do TCU.
Objetivos:
Preparar os servidores da administração pública para atuação nas fases de planejamento e de fiscalização da execução contratual dos processos de contratação de bens e serviços, de acordo com as mais recentes disposições do ordenamento jurídico, além dos atuais entendimentos do Tribunal de Contas da União.
Destina-se:
Servidores da administração pública que participam de processos de contratação de bens e serviços, desde a fase de planejamento até a fase de execução contratual, especialmente encarregados da elaboração de TR/PB, Pregoeiros, Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos, membros dos setores de licitação e contratos, Controle Interno, Assessores Jurídicos e Ordenadores de Despesas.
Programa:
- Conceito de gestão e fiscalização de contratos,
- Critérios de contratação,
- Gerenciamento administrativo e fiscalização técnica,
- Noções básicas sobre os contratos administrativos,
- Porque licitar para contratar na administração pública,
- A importância do projeto básico para a contratação de serviços terceirizados, aprovação do projeto básico para contratação,
- Aprovação do projeto básico para contratação,
- Quantidade do objeto a ser contratada,
- Contratação direta e indireta,
- Elaboração de projeto de obra,
- Projeto executivo,
- Conceitos de contratações de obras e serviços,
- Execução de obras,
- Execuções de serviço,
- Serviço de engenharia,
- Contrato de fornecimento,
- Formas e obrigatoriedades dos contratos,
- Elementos do termo contratual,
- A publicidade como eficácia contratual,
- Alteração contratual,
- O reequilíbrio econômico-financeiro,
- Termo aditivo,
- Aditamento para prorrogação de prazo,
- Descumprimento contratual,
- Possibilidade de rescisão unilateral do contrato,
- Rescisão unilateral,
- Cumprimentos do objeto e do prazo,
- Recebimentos do objeto e pagamento,
- Direitos e obrigações do contratado,
- Do contratado,
- A importância da fiscalização dos contratos na administração pública, fundamento legal e obrigatoriedade,
- A fiscalização dos contratos administrativos,
- Designação do fiscal,
- O agente fiscalizador,
- Perfil do fiscal,
- Atribuições do agente fiscalizador,
- A nomeação do agente fiscalizador,
- A gestão e a fiscalização dos contratos terceirizados,
- Conceito de gestão e fiscalização,
- A importância das atribuições dos fiscais,
- Gestores e contratada na execução dos contratos terceirizados,
- Os casos de inexecução de total ou parcial,
- Alteração do objeto em função da necessidade de serviço,
- Medições e faturamento,
- A responsabilidade subsidiária do estado pelos encargos trabalhistas decorrentes da contratação de serviços terceirizados,
- Responsabilidade solidária com relação aos encargos previdenciários, parâmetros necessários para uma fiscalização eficiente e eficaz,
- Parâmetros básicos necessários para uma boa fiscalização,
- As fiscalizações,
- Medições e recebimento das obras e serviços de engenharia,
- Cuidados quanto às medições e pagamentos para obras e serviços de engenharia,
- Recomendações e cuidados na celebração e administração de contratos de obras de engenharia,
- Alterações nos contratos de obras e serviços,
- O que devem ser observadas no projeto básico,
- Descrição do projeto,
- Justificativa,das condições necessárias para a prestação de serviços,
- Critérios de reajuste,
- Obrigações da contratada,
- Obrigações da contratante, das penalidades,
- Planilha de custos,
- Verificações obrigatórias do gestor ou fiscal do contrato nos termos contratuais, o que o fiscal pode e deve fazer,
- O recebimento da nota fiscal e a sua avaliação,
- Perguntas e resposta relacionadas à gestão e fiscalização de contratos terceirizados,
Legislações aplicadas:
Constituição Federal de 1988: artigo 37, XXI;
Lei nº 8.666/93: artigo 54 e seguintes;
Decreto nº 2.271/97 (Serviços Continuados);
IN/MPOG nº 05/2016 (Serviços Continuados e não Continuados);
Acórdãos do Tribunal de Conta da União (TCU)
Palestrante: PROF. NAZARENO NESI; Msc
Mestre em Gestão de Políticas Pública – Univali. Especialista em Gestão de Pequenas e Médias Empresas – Univali. Especialista em Gestão Publica – IFSC. Especialista em Licitações e Contratos (Escola Nacional de Administração Publica – ENAP). Tecnólogo em Administração de Micro, Pequena e Média Empresa (UNIVALI). Bacharel em Administração (Unigran). Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Pública; curso Superior de Gestão Pública à Distância da Universidade Aberta do Brasil – CEFET/SC. Professor do Curso de Especialização em Educação para a Diversidade com Ênfase em EJA (IFSC) Faculdade Municipal de Palhoça, Uniasselvi/Fadesc, Sociesc, Unisul, Unitoledo, Instituto de Capacitação empresarial (ICAP) – (São Paulo), Senai, Icep (São José) Traine (Brasília). Multiplicador de Pregoeiros em âmbito nacional em parceria com varias empresas de treinamentos com o tema: Curso de Habilitação e Formação de Pregoeiro, Gestão e Fiscalização de Contratos Terceirizados na Administração Pública e Licitações como vender para o governo – Empresas Privadas e Públicas. Escola de Administração Fazendária (ESAF). Funcionário do Quadro Permanente do IFSC desde 1976; Comprador do Governo Federal durante 31 anos, e 06 anos com a função de Auditor interno vinculado ao MEC e CGU no Instituto Federal de SC (IFSC) – Campus Florianópolis. Gestor e Fiscal de contratos – Campus Florianópolis, Pregoeiro e presidente de comissão por vários períodos no IFSC.
ABREVIATURAS :
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.
ENAP Escola Nacional de Administração Publica
UNIGRAN. Centro Universitário da Grande Dourados
UAB – Universidade Aberta do Brasil
CEFET/SC – Centro Federal e Tecnológico de Santa Catarina
AUTO DO LIVRO:
– A GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (Ed. BARAUNA; SP – 2016);
IMPORTANTE:
A justificativa legal para contratação dos treinamentos pode ser verificada na conjugação do art. 25; inciso II e parágrafo § 1º (exigência por notória especialização); com o art. 13; inciso VI (Contratação de serviços técnicos relativos ao treinamento e aperfeiçoamento de pessoal); da Lei 8.666/93. (Orientação Normativa AGU n° 18).
Incluso: Material Didático IMPRESSO, Coffe Break e Certificado Online.
Certificado (será emitido pela empresa em conformidade com o Art. 3º; do Dec. 5.154/2004);
Investimento:
1 participante – $ 960,00
2 participantes 5% de desconto – $ 912,00 cada inscrição
3 participantes 6% de desconto – $ 902,00 cada inscrição
4 participantes 7% de desconto – $ 893,00 cada inscrição
5 participantes 8% de desconto – $ 883,00 cada inscrição
6 participantes 9% de desconto – $ 874,00 cada inscrição
Acima de 6 participantes 10% de desconto – $ 864,00 inscrição
Forma de Pagamento : Depósito em Conta PJ ou cartão de crédito
Nossos telefones : 16.4141 9660 – 16.98 262 5959
www.moraescursos.com.br
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