Datas e Locais:
30 e 31/07/2019 – Ribeirão Preto / SP
01 e 02/08/2019 – Rio Claro / SP

Carga Horária: 8 h/aula
Horário: 08h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30

Objetivo:  Saiba os fundamentos da Controladoria,  as estratégias da organização e a sua implementação, com subsídios para monitorar o presente e melhorar as condições de previsibilidade dos resultados econômico-financeiros ,compreender na prática os conceitos e a estrutura da Controladoria, além do entendimento do papel da controladoria na atividade empresarial;capacitar os participantes na compreensão do funcionamento da função em uma organização, evidenciando os principais  pontos a serem observados e gerenciados evitando assim futuras surpresas .

Público Alvo
Contadores, gestores financeiros, auxiliares e assistentes contábeis e financeiro, profissionais da área que almejam ocupar cargo de controladoria ou gestores de empresa que querem reciclar-se na gestão de suas empresas, tendo como base os principais indicadores diários  para acompanhar diariamente, mensalmente e projeções futuras  .

Programa

I.A Controladoria e o processo de gestão organizacional
1.1 Missão da Controladoria
1.2 Modelos de gestão

II. Demonstrações Financeiras
2.1 A importância das Demonstrações Contábeis
2.2 Balanço Patrimonial (Ativo e Passivo)
2.3 Demonstração do Resultado do Exercício 2.4 Estrutura de Capital

III. Análise Econômico-Financeira
3.1 Análise Vertical
3.2 Análise Horizontal
3.3 Indicadores Econômico-Financeiros
3.3.1 Índices de Estrutura Patrimonial
3.3.2 Índices de Liquidez
3.3.3 Índices de Rentabilidade
3.3.4 Outros Indicadores Gerenciais

IV. Sistemas de Custos
4.1 Modelos de custeio
4.2 Margem de Contribuição
4.3 Ponto de Equilíbrio
4.4 Alavancagem Operacional
4.5 Alavancagem Financeira
4.6 Formação de Preços (Mark-up)

V. Análise de Investimentos
5.1 Taxa Interna de Retorno (TIR) (IRR)
5.2 Valor Presente Líquido (VPL) (NPV)
5.3 Sistemas de Amortização
5.3.1 Tabela Price (Sistema de Amortização Francês)
5.3.2 Sistema de Amortização Constante – SAC

VI. A Controladoria e o Orçamento Organizacional
6.1 As Vantagens do Sistema Orçamentário
6.2 O Orçamento Organizacional
6.3 Processo Orçamentário
6.4 Controle Orçamentário (Previsto X Realizado)

VII. O Fluxo de Caixa Financeiro
7.1 Projetando Fluxo de Caixa Financeiro
7.2 Modelos de Fluxo de Caixa
7.3 Dados de Pesquisa / Informações Históricas
7.4 Previsto X Realizado
7.5 Projeções Futuras
7.6 Indicadores de Formadores de Caixa da Empresa

VIII. Balanced Sorecard (BSC)
8.1 Perspectiva Financeira
8.2 Perspectiva de Mercado
8.3 Perspectiva de processos Internos
8.4 Perspectiva de Aprendizado

** Conteúdo contempla exercícios de fixação

Facilitador: José Rubens Alvarez
Economia, Contabilidade, Controladoria

Economista, Contabilista com diversos cursos de especialização em controladoria, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, profissional com mais de 20 anos de experiência vivenciados no gerenciamento e direção das áreas financeira e de controladoria, adquirida em grandes grupos nacionais e multinacionais, em diversos segmentos de mercado, atualmente fazendo consultoria em empresas nessas áreas, sólidos conhecimentos na gestão financeira e de controladoria, envolvendo a gestão em tesouraria (fluxo de caixa e budget), contabilidade e custos industriais, consistente vivência na confecção do fluxo de caixa, a elaboração e o controle do planejamento orçamentário anual (budget), planejamento econômico-financeiro, elaboração de relatórios em moeda estrangeira e planejamento estratégico para tomada de decisões, atua como consultor de empresas, tenho atuado principalmente em gestão financeira, com enfoque na administração contábil e de custos; atuou em empresas com solidez mercadológica: Ford Brasil S/A, GR do Brasil – restaurantes de coletividade (Grupo Ticket de serviços), Natura cosméticos, Mucambo S/A (em Ilhéus, Bahia), Martins Com. Imp. Exp. Ltda (em Uberlândia, Minas Gerais).

Incluso: Material Didático IMPRESSO, Coffe Break e Certificado Online.

Investimento: sob consulta

Informações Importantes:

– Alteração da lei – Nos treinamentos que envolvam alterações da lei, os participantes irão ter conhecimento de todas as alterações, que por ventura ocorrerem até o dia do treinamento.
– Calculadora – O(s) participante(s) ficam informados, que todo treinamento que envolva cálculos, os mesmos deverão trazer calculadora simples.
– Quórum – A confirmação da realização do treinamento pela Moraes Qualificação Tributária com a empresa ou pessoa física contratante deverá ocorrer em um prazo máximo de até 03 dias antes da realização do referido treinamento.
– Cancelamento – O treinamento poderá ser cancelado, se não houver quórum mínimo para a realização. Caso isso ocorra, o contratante será informado por meio de contato telefônico e por e-mail.
– Comparecimento – Caso o cliente tenha efetuado o depósito antecipado do curso e o mesmo não comparecer,o valor ficará como crédito para utilizar em outro treinamento.
– Reembolso – No caso de cancelamento do curso pela Moraes Qualificação Tributária e o cliente já ter pago, o reembolso será feito até dia 10 do mês subsequente.
– Substituições – Por motivos de força maior e, em situações raras o palestrante poderá ser substituído, por outro (a),com a mesma qualificação, não podendo o participante requerer devolução do valor investido em face a substituição.
– Forma de pagamento – Depósito Bancário conta PJ, em até 3 dias antes do treinamento, ou cartão de crédito em até 3 vezes sem acréscimos.

Telefone Fixo: 16.4141 9660
Celular e WhatsApp : 16.98262 5959
Celular e WhatsApp : 16.98197 7939
www.moraescursos.com.br

Pré-inscrição

Faça um comentário

WhatsApp chat