Básico da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI) voltado para Indústria, com ênfase no Bloco K

Horário: 8h30 às 12 e 13h às 17h30
Carga horária: 8horas.aula

Objetivo
Observada a obrigatoriedade da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI) pelos estabelecimentos industriais, inclusive da escrituração do livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, no Bloco K, este curso objetiva esclarecer de que forma serão registradas as entradas e saídas de produtos, aquisições e prestações de serviços sujeitas ao ICMS e apurados os valores de ICMS e do IPI, bem como, de que forma serão prestadas as informações mensais da produção e respectivo consumo de insumos e o estoque escriturado.

A Quem Se Destina
 Contadores, consultores, assistentes, auxiliares de escrita fiscal, profissionais de estoque, de almoxarifado, de qualidade, da área de tecnologia, proprietários de indústrias.

Programa

Parte I. ASPECTOS GERAIS

  1. Obrigatoriedade da EFD-ICMS/IPI: Legislação tributária pertinente; conceito de estabelecimento industrial
  2. Informações a serem apresentadas pelo estabelecimento industrial (ênfase Bloco K)
  3. Dispensa de outras obrigações acessórias
  4. Periodicidade e prazos de entrega
  5. Retificação
  6. Guarda das informações
  7. Penalidades

Parte II. FORMA DE APRESENTAÇÃO

  1. Blocos e registros da EFD ICMS/IPI
  2. Registros a serem apresentados conforme perfil do declarante
  3. Detalhamento dos blocos e registros que compõem a EFD ICMS/IPI

3.1. Bloco 0. Abertura, Identificação e Referências (ênfase no Cadastro do Item e o impacto em toda a EFD)
3.2. Bloco C. Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI): Lançamento – CST, CFOP, Base de Cálculo e Alíquota
3.3. Bloco D. Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
3.4. Bloco E. Apuração do ICMS e do IPI
3.5. Bloco G. Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP
3.6. Bloco H. Inventário Físico

3.7. Bloco K. Controle da Produção e do Estoque:

3.7.1. Destinação

3.7.2. Levantamento do Estoque/periodicidade

3.7.3. Sistemas de Produção: Por Encomenda ou Ordem; Ordem de Serviço (OS); Componentes da OS; Contínua; Ordem de Produção (OP); Componentes da OP; Automatização

3.7.4. Tipos de materiais Exigidos

3.7.5. Estoque Escriturado (Registro K200)

3.7.6. Industrialização própria: Itens Produzidos (Registro K230); Insumos Consumidos (Registro K235)

3.7.7. Produção Conjunta: Industrialização própria: Produção e Insumos consumidos; Ordem de Produção (Registro K290); Itens Produzidos (Registro K291); Insumos Consumidos (Registro K292)

3.7.8. Reconhecimento da industrialização efetuada por terceiro: Itens Produzidos (Registro K250); Insumos Consumidos (Registro K255);

3.7.9. Produção Conjunta: Reconhecimento da industrialização efetuada por terceiro: Produção Conjunta (Registro K300); Itens Produzidos (Registro K301); Insumos Consumidos (Registro K302)

3.7.10. Consumo específico padronizado – Ficha Técnica: Perdas e quebras normais do processo produtivo

3.7.11. Desmontagem de Mercadorias: Item de Origem (Registro K210); Item de Destino (Registro K215)
3.7.12. Reprocessamento/Reparo: Produto/Insumo Reprocessado/Reparado (K260); Mercadorias Consumidas e/ou Retornadas (Registro K265)

3.7.13. Outras Movimentações Internas entre Mercadorias (Registro K220)

3.7.14.  Correção de Apontamento: Dos Registros K210, K220, K230, K250 e K260 (Registro K270); E Retornos de Insumos dos Registros K215, K220, K235, K255 e K265 (Registro K275); Correção de Apontamento – Estoque Escriturado (Registro K280).

3.9. Bloco 1. Outras Informações
3.10. Bloco 9. Controle e Encerramento do Arquivo Digital

Parte III. ASPECTOS PRÁTICOS

  1. Baixando e instalando o PVA
  2. Importação e criação de nova EFD
  3. Resolução de erros
  4. Certificado digital
  5. Recepção do arquivo

Facilitador :

Dayanna Schramme, Pós-graduada em Direito Tributário, graduada em Ciências Contábeis, com profundos conhecimentos na legislação e apuração de tributos indiretos, realizando trabalhos relacionados ao I.I, IE, IPI, PIS/COFINS, CIDE, ICMS, ICMS-ST; profissional com mais de 14 anos de experiência nas áreas Contábil e Fiscal/Tributária com amplo conhecimento e desenvolvimento dos processos operacionais destes setores de atuação, inclusive em vista do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), tais como: EFD-ICMS/IPI; EFD Contribuições; EFD-Reinf; ECD; NF-e; CT-e; MDF-e e NFS-e;criadora de produtos, serviços e aplicações de ComplianceFiscal, com desenvolvimento de ferramentas web e mobile atuando na arquitetura e governança de projetos de TI e Contábil até a implantação junto ao cliente; experiência em parametrização e implantação de sistemas e soluções de grandes players; foi consultora e redatora tributária atendendo a cliente externos (Empresas e Escritórios) e atuando na elaboração, estruturação e correção de artigos técnicos e publicações de conteúdos diários relacionados a leitura de normas pertinentes a legislação tributária de âmbito Federal, Estadual e Municipal; Preletora, palestrante e oradora responsável por Treinamento e Palestras voltadas a vários segmentos da legislação tributária em todo território nacional contemplando todas as regiões e suas distinções. Em treinamentos e palestras presenciais e online, já são mais de 500 alunos treinados e mais de 5000 pessoas alcançadas direta e indiretamente com vídeos e material de apoio em mais de 30 cursos e ferramenta online.

Incluso: Material Didático IMPRESSO, Coffe Break e Certificado Online.

Investimento: sob consulta