Básico da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI) voltado para Indústria, com ênfase no Bloco K
Horário: 8h30 às 12 e 13h às 17h30
Carga horária: 8horas.aula
Objetivo
Observada a obrigatoriedade da Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS/IPI) pelos estabelecimentos industriais, inclusive da escrituração do livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, no Bloco K, este curso objetiva esclarecer de que forma serão registradas as entradas e saídas de produtos, aquisições e prestações de serviços sujeitas ao ICMS e apurados os valores de ICMS e do IPI, bem como, de que forma serão prestadas as informações mensais da produção e respectivo consumo de insumos e o estoque escriturado.
A Quem Se Destina
Contadores, consultores, assistentes, auxiliares de escrita fiscal, profissionais de estoque, de almoxarifado, de qualidade, da área de tecnologia, proprietários de indústrias.
Programa
Parte I. ASPECTOS GERAIS
- Obrigatoriedade da EFD-ICMS/IPI: Legislação tributária pertinente; conceito de estabelecimento industrial
- Informações a serem apresentadas pelo estabelecimento industrial (ênfase Bloco K)
- Dispensa de outras obrigações acessórias
- Periodicidade e prazos de entrega
- Retificação
- Guarda das informações
- Penalidades
Parte II. FORMA DE APRESENTAÇÃO
- Blocos e registros da EFD ICMS/IPI
- Registros a serem apresentados conforme perfil do declarante
- Detalhamento dos blocos e registros que compõem a EFD ICMS/IPI
3.1. Bloco 0. Abertura, Identificação e Referências (ênfase no Cadastro do Item e o impacto em toda a EFD)
3.2. Bloco C. Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI): Lançamento – CST, CFOP, Base de Cálculo e Alíquota
3.3. Bloco D. Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
3.4. Bloco E. Apuração do ICMS e do IPI
3.5. Bloco G. Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente – CIAP
3.6. Bloco H. Inventário Físico
3.7. Bloco K. Controle da Produção e do Estoque:
3.7.1. Destinação
3.7.2. Levantamento do Estoque/periodicidade
3.7.3. Sistemas de Produção: Por Encomenda ou Ordem; Ordem de Serviço (OS); Componentes da OS; Contínua; Ordem de Produção (OP); Componentes da OP; Automatização
3.7.4. Tipos de materiais Exigidos
3.7.5. Estoque Escriturado (Registro K200)
3.7.6. Industrialização própria: Itens Produzidos (Registro K230); Insumos Consumidos (Registro K235)
3.7.7. Produção Conjunta: Industrialização própria: Produção e Insumos consumidos; Ordem de Produção (Registro K290); Itens Produzidos (Registro K291); Insumos Consumidos (Registro K292)
3.7.8. Reconhecimento da industrialização efetuada por terceiro: Itens Produzidos (Registro K250); Insumos Consumidos (Registro K255);
3.7.9. Produção Conjunta: Reconhecimento da industrialização efetuada por terceiro: Produção Conjunta (Registro K300); Itens Produzidos (Registro K301); Insumos Consumidos (Registro K302)
3.7.10. Consumo específico padronizado – Ficha Técnica: Perdas e quebras normais do processo produtivo
3.7.11. Desmontagem de Mercadorias: Item de Origem (Registro K210); Item de Destino (Registro K215)
3.7.12. Reprocessamento/Reparo: Produto/Insumo Reprocessado/Reparado (K260); Mercadorias Consumidas e/ou Retornadas (Registro K265)
3.7.13. Outras Movimentações Internas entre Mercadorias (Registro K220)
3.7.14. Correção de Apontamento: Dos Registros K210, K220, K230, K250 e K260 (Registro K270); E Retornos de Insumos dos Registros K215, K220, K235, K255 e K265 (Registro K275); Correção de Apontamento – Estoque Escriturado (Registro K280).
3.9. Bloco 1. Outras Informações
3.10. Bloco 9. Controle e Encerramento do Arquivo Digital
Parte III. ASPECTOS PRÁTICOS
- Baixando e instalando o PVA
- Importação e criação de nova EFD
- Resolução de erros
- Certificado digital
- Recepção do arquivo
Facilitador :
Dayanna Schramme, Pós-graduada em Direito Tributário, graduada em Ciências Contábeis, com profundos conhecimentos na legislação e apuração de tributos indiretos, realizando trabalhos relacionados ao I.I, IE, IPI, PIS/COFINS, CIDE, ICMS, ICMS-ST; profissional com mais de 14 anos de experiência nas áreas Contábil e Fiscal/Tributária com amplo conhecimento e desenvolvimento dos processos operacionais destes setores de atuação, inclusive em vista do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), tais como: EFD-ICMS/IPI; EFD Contribuições; EFD-Reinf; ECD; NF-e; CT-e; MDF-e e NFS-e;criadora de produtos, serviços e aplicações de ComplianceFiscal, com desenvolvimento de ferramentas web e mobile atuando na arquitetura e governança de projetos de TI e Contábil até a implantação junto ao cliente; experiência em parametrização e implantação de sistemas e soluções de grandes players; foi consultora e redatora tributária atendendo a cliente externos (Empresas e Escritórios) e atuando na elaboração, estruturação e correção de artigos técnicos e publicações de conteúdos diários relacionados a leitura de normas pertinentes a legislação tributária de âmbito Federal, Estadual e Municipal; Preletora, palestrante e oradora responsável por Treinamento e Palestras voltadas a vários segmentos da legislação tributária em todo território nacional contemplando todas as regiões e suas distinções. Em treinamentos e palestras presenciais e online, já são mais de 500 alunos treinados e mais de 5000 pessoas alcançadas direta e indiretamente com vídeos e material de apoio em mais de 30 cursos e ferramenta online.
Incluso: Material Didático IMPRESSO, Coffe Break e Certificado Online.
Investimento: sob consulta
Deixar um comentário