OS IMPACTOS DA LGPD NAS EMPRESAS DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA


Carga Horária: 16 h/aula
Horário:  8h30 as 12h30

Objetivo:

  • Apresentar os conceitos básicos da LGPD e promover o entendimento geral da lei para iniciar as providências para sua implantação nas Empresas de Transporte e Logística.
  • Familiarizar e sensibilizar os participantes com os aspectos específicos da legislação e com as exigências a serem atendidas em cada etapa do tratamento dos dados pessoais.
  • Nortear e orientar de forma ampla os participantes para atuarem na harmonização das políticas, processos e práticas vigentes nas empresas com os dispositivos legais obrigatórios constantes na LGPD e elaborarem um Plano de Ação para atingir este objetivo.
  • Apresentar os instrumentos administrativos a serem desenvolvidos e implantados nas empresas para a prática efetiva da LGPD.

Conteúdo programático:

  1. Decifrando a LGPD:
  • Origem e outros diplomas legais: Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Marco Regulatório de TI.
  • A GDPR e alguns exemplos de sua aplicação na Europa
  • Ativos envolvidos no ciclo de vida do tratamento
  • Conceito e principais termos de referência.
  1. A estrutura da LGPD:
  • Aspectos gerais e princípios da lei 13.709, de 14/08/2018.
  • A Lei 13.853 de 08/07/2019 e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
  • O que são Direitos do Titular: conceitos e exemplos
  • O que significa Consentimento.
  • Tratamento de dados de crianças e adolescentes.
  • Transferência de dados pessoais para o exterior.
  • O DPO: atribuições legais e perfil recomendado
  • A Política de Privacidade e os Procedimentos para formalizar as etapas de coleta, tratamento, etc.
  • O vazamento dos dados: conceito, ocorrências, consequências e providências.
  • O Relatório de Impacto sobre a Proteção de Dados (RIPD)
  • A Governança dos dados pessoais
  • Criação de um Comitê de Implantação da LGPD
  • A ANPD: suas atribuições
  • As multas administrativas
  1. O impacto da LGPD na cultura interna das empresas.
  • A gestão das mudanças obrigatórias para a prática da LGPD pelas empresas de transportes e logística.
  1. Planejamento das ações
  • Por onde começar? As primeiras providências.
  • Planejamento e Cronograma das etapas / responsáveis / prazos
  • Mapeamento do fluxo de dados
  • Termo de Consentimento de empregados, diretores, prestadores, todos, sem exceção.
  • Planilhamento dos componentes dos registros de dados
  • Treinamento do quadro – executivos, cargos-chaves, atendentes, compradores, vendedores, motoristas, auxiliares, enfim, todos aqueles que se relacionam com o meio externo e coletam algum tipo de dado pessoal de alguém.
  • Política de privacidade.
  • Procedimentos e normativas específicas
  1. A gestão de risco
  • Gestão de riscos: incidentes
  • Comunicação de incidentes à ANPD
  • Auditoria periódica: conferir e confirmar se todos os procedimentos de tratamento dos dados estão sendo cumpridos.

Destina-se:

·         Proprietários e Executivos de Empresas de Transportes e Logística que desejarem entender os impactos da LGPD em seu modelo de gestão, sua organização interna e nos seus processos de trabalho.

·         Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Jurídica, de Compliance, de Tecnologia da Informação e de demais áreas que possuem atribuições relacionadas a tratamento de dados pessoais.

  • Demais profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a LGPD e ampliar seus entendimentos sobre os impactos desta Lei nas rotinas diárias das empresas.

Palestrante:

Sergio Lopes
Consultor, Educador e Palestrante

Mestre e graduado em Administração. Experiência profissional de 51 anos adquirida em
empresas de diferentes portes e segmentos econômicos. Nos últimos 33 anos têm atuado
ativamente como Consultor Empresarial, Docente em cursos de Graduação e de Pósgraduação/MBA e Instrutor em Cursos de Educação Corporativa, lecionando em diversos
Estados do País. Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG,
modalidade EAD, plataforma Moodle. Atua, também, como Palestrante, Pesquisador e
Articulista e possui diversos artigos publicados, em jornais, revistas e sites da Internet.
Participa de projetos de voluntariado junto a Entidades de Classe. Suas áreas de atuação são
Gestão Empresarial, Mudança e Inovação Organizacional, Qualidade e Recursos Humanos.

Incluso:
– Material Didático
– Certificado Online
– 5 dúvidas pontuais referente o curso por email

Investimento:$ 980,00(novecentos e oitenta reais)

Como participar? 
Você poderá participar pelo seu celular, computador ,notebook, netbook com vídeo e áudio e boa conexão de internet .
Como será a apresentação Online? Consultor(a) estará presente na sala On Line dia e hora marcados, a apresentação contempla vídeo e áudio alta resolução , power point, chat para interação dos participantes e consultora.
Como me inscrevo ? Pode nos contatar no  whatssApp e telefones abaixo,  ou enviar email : faleconosco@moraesempresarial.com.br que lhe retornamos o mais rápido possível.

Nossos canais de comunicação :

Fixo: 16.4141 9660
Celular e WhatsApp : 16.98 262 5959
Email : faleconosco@moraesempresarial.com.br

www.moraescursos.com.br

Pré-inscrição