OS IMPACTOS DA LGPD NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DAS ORGANIZAÇÕES

Data: 09 e 10/11/2020
Horário: 8h30 as 14h30
Carga Horária: 12 h/aula

Objetivo:

  • Apresentar os conceitos básicos da LGPD e promover o entendimento geral da lei para iniciar as providências para sua implantação na empresa.
  • Familiarizar e sensibilizar os participantes com os aspectos específicos da legislação e com as exigências a serem atendidas em cada etapa do tratamento dos dados pessoais.
  • Nortear e orientar de forma ampla os participantes para atuarem na harmonização das políticas, processos e práticas vigentes nas áreas de RH de  suas empresas com os dispositivos legais obrigatórios constantes na LGPD e elaborarem um Plano de Ação para atingir este objetivo.
  • Apresentar os instrumentos administrativos a serem desenvolvidos e implantados nas empresas para a prática efetiva da LGPD.

Conteúdo programático:

  1. A ANPD: suas atribuições
    As multas administrativas
    Aspectos gerais e princípios da lei 13.709, de 14/08/2018.
    A Lei 13.853 de 08/07/2019 e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
    O que são Direitos do Titular: conceitos e exemplos
    O que significa Consentimento.
    Tratamento de dados de crianças e adolescentes.
    Transferência de dados pessoais para o exterior.
    O DPO: atribuições legais e perfil recomendado
    A Política de Privacidade e os Procedimentos para formalizar as etapas de coleta, tratamento, etc.
    O vazamento dos dados: conceito, ocorrências, consequências e providências.
    O Relatório de Impacto sobre a Proteção de Dados (RIPD)
    A Governança dos dados pessoais
    Criação de um Comitê de Implantação da LGPD
  2. Decifrando a LGPD:
    Origem e outros diplomas legais:
    Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Marco Regulatório de TI.
    A GDPR e alguns exemplos de sua aplicação na Europa
    Ativos envolvidos no ciclo de vida do tratamento
    Conceito e principais termos de referência.
  3. A estrutura da LGPD:O impacto da LGPD na cultura interna das empresas.
    A gestão das mudanças obrigatórias para a prática da LGPD pelo RH.
  4. O que o RH tem com isso?Processos básicos e estratégicos de RH e os dados pessoais neles constantes e suas utilizações.
    Dados dos empregados, de ex-empregados, de candidatos e de prestadores de serviços: Precisamos mesmo de tudo isso?
    Que dados posso utilizar? Como e quando?
    E o banco de Currículo como fica?
    Podemos trocar currículos e informações sobre pessoas nos Grupos de RH?
    Consentimento dos empregados obrigatório, mesmo os antigos, tem que ser explícita.
    Transferência de dados pessoais para Órgãos Públicos e Terceiros
    A importância da parceria RH + TI para criarem formas de armazenamento de dados que sejam seguras e de difícil acesso, principalmente, por agentes externos: segurança, confidencialidade e transparência.
    Capacitação da equipe do RH e das demais áreas da empresa.
  5. Planejamento das ações

    • Por onde começar? As primeiras providências.
      Planejamento e Cronograma das etapas / responsáveis / prazos
      Mapeamento do fluxo de dados
      Termo de Consentimento de empregados, diretores, prestadores, todos, sem exceção.
      Planilhamento dos componentes dos registros de dados
      Treinamento do quadro – executivos, cargos-chaves, atendentes, compradores, vendedores, enfim, todos aqueles que se relacionam com o meio externo e coletam algum tipo de dado pessoal de alguém.
      Política de privacidade.
      Procedimentos e normativas específicas
    1. A gestão de risco
      Gestão de riscos: incidentes
      Comunicação de incidentes à ANPD
      Auditoria periódica: conferir e confirmar se todos os procedimentos de tratamento dos dados estão sendo cumpridos.

Destina-se:

·         Profissionais das áreas de Recursos Humanos, Jurídica, de Compliance, de Tecnologia da Informação e de demais áreas que possuem atribuições relacionadas a tratamento de dados pessoais.

  • Demais profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a LGPD e ampliar seus entendimentos sobre os impactos desta Lei nas rotinas diárias das empresas.

Palestrante:

Sergio Lopes
Consultor, Educador e Palestrante

Mestre e graduado em Administração. Experiência profissional de 51 anos adquirida em
empresas de diferentes portes e segmentos econômicos. Nos últimos 33 anos têm atuado
ativamente como Consultor Empresarial, Docente em cursos de Graduação e de Pósgraduação/MBA e Instrutor em Cursos de Educação Corporativa, lecionando em diversos
Estados do País. Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG,
modalidade EAD, plataforma Moodle. Atua, também, como Palestrante, Pesquisador e
Articulista e possui diversos artigos publicados, em jornais, revistas e sites da Internet.
Participa de projetos de voluntariado junto a Entidades de Classe. Suas áreas de atuação são
Gestão Empresarial, Mudança e Inovação Organizacional, Qualidade e Recursos Humanos.

Incluso:
– Material Didático
– Certificado Online
– 5 dúvidas pontuais referente o curso por email

Investimento:$ 600,00 (seiscentos reais)

Como participar? 
Você poderá participar pelo seu celular, computador ,notebook, netbook com vídeo e áudio e boa conexão de internet .
Como será a apresentação Online? Consultor(a) estará presente na sala On Line dia e hora marcados, a apresentação contempla vídeo e áudio alta resolução , power point, chat para interação dos participantes e consultora.
Como me inscrevo ? Pode nos contatar no  whatssApp e telefones abaixo,  ou enviar email : faleconosco@moraesempresarial.com.br que lhe retornamos o mais rápido possível.

Nossos canais de comunicação :

Fixo: 16.4141 9660
Celular e WhatsApp : 16.98 262 5959
Email : faleconosco@moraesempresarial.com.br

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